Quais alunos têm melhor desempenho na escola? Um estudo diz que os mais bonitos se destacam.

Economistas que estudaram o desempenho acadêmico descobriram que as crianças com melhor desempenho nos testes tendem a ter mais escolaridade: um aluno que acerta todos os seus testes de leitura e matemática tem muito mais probabilidade de ir para a faculdade do que outro que não. (skynesher / iStock)

Por Christopher Ingraham Repórter 2 de novembro de 2019 Por Christopher Ingraham Repórter 2 de novembro de 2019

PARA novos achados de estudo que crianças bonitas se saem melhor na escola do que seus colegas menos impressionantes.

A pesquisa, do economista do Barnard College Daniel Hamermesh e colegas, descobriu que pessoas cuja aparência está um desvio padrão acima da média atingem quase cinco meses a mais de escolaridade do que um indivíduo de aparência média idêntica.

não consigo falar com irs

A descoberta é surpreendente, eles escrevem, porque anterior pesquisar mostrou que muitos dos fatores de desempenho educacional nos quais os formuladores de políticas tendem a se concentrar, como a qualidade dos professores e a eficácia do programa, têm um efeito relativamente pequeno no desempenho dos alunos - geralmente quase zero.

Para explorar como a aparência afeta o desempenho educacional, Hamermesh e seus colegas se voltaram para conjuntos de dados separados que rastreiam as realizações acadêmicas de crianças ao longo de vários anos: o Estudo dos EUA sobre cuidados na primeira infância e desenvolvimento juvenil , que acompanhou mais de 1.300 crianças com idades entre 6 meses e 15 anos; e a Estudo Nacional de Desenvolvimento Infantil do Reino Unido , que rastreou 17.000 britânicos nascidos durante uma única semana em 1958.

A beleza pode estar nos olhos de quem vê, mas os cientistas sociais ainda precisam de uma maneira de medi-la. Para cada criança no estudo americano, a aparência foi avaliada por um painel de pelo menos 10 estudantes de graduação que assistiram a trechos de entrevistas em vídeo com as crianças coletadas ao longo da pesquisa. Os avaliadores avaliaram a aparência de cada um em uma escala de 1 (nada fofo / muito pouco atraente) a 5 (muito fofo / muito atraente).

quanto custa os selos agora

Para o estudo no Reino Unido, a atratividade foi avaliada pelos professores das crianças, que atribuíram cada criança a uma das quatro categorias: atraente, não atraente, característica anormal ou desnutrida ou desalinhada e suja.

Quando se tratava de aparência, as crianças em ambos os estudos estavam bem acima da média, com avaliadores emitindo pontuações que se inclinavam para a extremidade superior de suas respectivas escalas. Hamermesh observou em trabalho anterior que isso tende a acontecer quando as pessoas também classificam os adultos: há uma espécie de tendência universal para classificar as pessoas como atraentes.

Com as classificações em mãos, os pesquisadores analisaram a relação entre a aparência de uma criança e o desempenho acadêmico, medida por meio de vários testes padronizados administrados ao longo dos dois estudos. Os estudos revelaram o mesmo padrão geral: crianças com melhor aparência tiveram melhor desempenho em testes de desempenho acadêmico, mesmo quando controlados por etnia, gênero e educação e renda dos pais.

Economistas que estudaram o desempenho acadêmico descobriram que as crianças com melhor desempenho nos testes tendem a ter mais escolaridade: um aluno que acerta todos os seus testes de leitura e matemática tem muito mais probabilidade de ir para a faculdade do que outro que não. Hamermesh e seus colegas estimam que o desempenho elevado das crianças bonitas nos testes em relação aos colegas de aparência média resulta em cerca de 0,4 anos, ou cinco meses, de escolaridade adicional.

Para determinar o motivo, Hamermesh e seus colegas testaram várias teorias. Eles encontraram algumas evidências de que os professores relatam relacionamentos melhores com os alunos mais atraentes, o que explica algumas das lacunas de desempenho. Eles também descobriram que os jovens classificados como pouco atraentes eram um pouco mais propensos a relatar ser intimidados por seus colegas, com repercussões prejudiciais em seu desempenho acadêmico.

Da mesma forma, eles descobriram que havia menos relatos de problemas de comportamento na escola entre as crianças bem avaliadas.

Mas o efeito da aparência nas notas permaneceu muito maior do que todos esses três fatores - relações professor-aluno, bullying e problemas comportamentais - combinados. Isso significa que o mecanismo final pelo qual os olhares afetam a escolaridade permanece um mistério e, portanto, um terreno fértil para pesquisas futuras.

No entanto, o estudo oferece uma resposta persuasiva a uma pergunta: por que pesquisas anteriores mostraram que pessoas de melhor aparência ganham mais dinheiro do que seus pares de aparência média? Com base nessas novas informações, Hamermesh e seus colegas escrevem que de 20 a 80 por cento dos retornos econômicos da beleza surgem de seus efeitos indiretos anteriores no desempenho educacional.

Em outras palavras, os bonitos entre nós podem ter as chances inclinadas a seu favor desde o início. E embora possa realmente haver mais para a vida do que ser realmente, realmente, realmente ridiculamente bonito , nas palavras de Derek Zoolander, o atraente parece estar posicionado para obter o máximo da vida.

quanto custa um selo