O que você deve saber sobre caixões explodindo

Antes de pagar por aquele caixão caro, certifique-se de que ele não explodirá. (Rich Legg / iStock)

caixão aberto após 10 anos
PorJosh Slocum Josh Slocum é diretor executivo da Funeral Consumers Alliance, organização sem fins lucrativos. Ele foi coautor de Direitos Finais: Reclaiming the American Way of Death. 11 de agosto de 2014 PorJosh Slocum Josh Slocum é diretor executivo da Funeral Consumers Alliance, organização sem fins lucrativos. Ele foi coautor de Direitos Finais: Reclaiming the American Way of Death. 11 de agosto de 2014

Colocar pessoas mortas em edifícios nunca foi uma engenharia inteligente. O enterro do mausoléu começou como prerrogativa dos poderosos, proporcionando a percepção de um fim digno a uma vida de estima. A majestade do Taj Mahal e a maravilha das pirâmides egípcias levaram a ideia para a década de 20ºSéculo. Agora fortemente comercializado para os americanos comuns como a alternativa mais limpa e elegante para um metro e oitenta, os mausoléus comunitários - com suas fileiras de cofres de concreto - atraem parentes enlutados que se enojam ao pensar em insetos, água e minhocas se misturando aos restos mortais de seus entes queridos.

Mas os cadáveres têm tendência a apodrecer e, quando o fazem acima do solo, as consequências são - para falar bem - desagradáveis. Separar os vivos dos mortos com nada mais do que uma fina parede de concreto estava fadado ao fracasso e a indústria funerária está ganhando dinheiro com a ignorância pública. Casas funerárias vendem caixões caros para enterros acima do solo, o que acaba exacerbando a falha inerente dos mausoléus.

Você nunca ouviu falar da síndrome do caixão explodindo (pergunte ao seu agente funerário se é certo para você), mas os diretores de funerárias e os operadores de cemitério sim. Eles vendem os chamados caixões de proteção ou vedação por um valor de centenas de dólares cada, com a promessa de que manterão o ar e a umidade da entrada que - eles querem que você acredite - causam uma rápida deterioração dos corpos. Como Tupperware para os mortos, eles bloqueie o frescor! com uma junta de borracha.

Mas, na realidade, você não pode proteger um cadáver de si mesmo. Enquanto você isola a vovó do ar externo, ela pode estar cozinhando seus próprios fluidos, transformando-se em uma pasta com o trabalho de bactérias anaeróbias. Quando o tempo esquenta, em alguns casos, aquele caixão selado se torna uma panela de pressão e explode com os gases e fluidos acumulados no corpo em decomposição. Na próxima vez que os parentes visitarem a vovó, eles poderão encontrar seus restos apodrecidos escorrendo de sua tumba na forma de um fluido espesso nauseante.

Isto não é um exagero. É ciência simples. Não há como dizer o quão comuns são os caixões que explodem, uma vez que nenhuma agência oficial está encarregada de rastrear o problema. Mas como chefe de a Funeral Consumers Alliance Frequentemente, ouço falar de famílias em todo o país que processaram cemitérios e casas funerárias por explodirem caixões ou pegaram mausoléus secretamente apoiando caixões abertos para evitar o acúmulo de gás. Linhas inteiras de produtos foram criadas para evitar que os restos mortais de seus parentes manchem os estabelecimentos finos em que habitam. Aqui está o Kryprotek , um forro de plástico que envolve os caixões para proteger o conteúdo que vaza. E há Verify-A-Seal , essencialmente um saco para uma caixa, que recentemente publicou este anúncio em uma revista de negócios funerários:

Deixe a natureza seguir seu curso

Nós sabemos o que acontece depois que a cripta é selada. Seus clientes não sabem ou não querem saber. . . Não deixe que os processos naturais destruam a reputação da sua instalação.

No fundo, o problema é a fraude. Fabricantes de caixões e funerárias sabem que caixões seladores não preservam corpos, mas muitos vendem mentiras sobre os poderes de preservação de caixas caras para pessoas em luto, cujas emoções são facilmente manipuladas. A política federal proíbe as agências funerárias de alegar enganosamente que os caixões atrasarão a decomposição natural dos restos mortais humanos ou protegerão o corpo de insetos ou outros distúrbios, quando não podem. Mas toda vez que um agente funerário lança um caixão de selador, eles estão fazendo exatamente isso. As funerárias devem parar de vender esses caixões e os operadores do mausoléu devem parar de permiti-los. Os mortos se decomporão naturalmente, não importa quanto dinheiro gastemos em bolsas e caixas. Os consumidores devem saber disso e se recusar a receber a venda de uma nota - ou caixa - de mercadorias no cemitério.