V.E. Schwab apresenta outro romance compulsivamente legível com 'The Invisible Life of Addie LaRue'

PorEllen Morton 7 de outubro de 2020 PorEllen Morton 7 de outubro de 2020

A vida invisível de Addie LaRue , o último tour de force do mestre de fantasia V.E. Schwab, começa em 1714, quando Addie, uma sonhadora e artista, tenta encontrar uma saída para um casamento iminente. Para escapar do casamento, ela faz um acordo com Luc, o deus das trevas, para se libertar para sempre de pertencer a qualquer pessoa. Luc concede imortalidade e liberdade a Addie em troca de sua alma.

Addie logo aprende as consequências de lidar com a escuridão. Ela não pertence a ninguém, é verdade, mas ela não esperava que ninguém se lembrasse de seu rosto ou nome. Seus pais e amigos a esquecem. Ela vagueia, sem um tostão e desolada, incapaz de alugar um quarto, manter um emprego ou depender da bondade de estranhos. Então, depois de três séculos apenas com a duvidosa companhia das trevas, o impossível acontece: Addie conhece um homem que se lembra dela.

quantos anos tem jackie collins

Ela convida Henry para tomar um café, e eles gradualmente aprofundam uma conexão que Addie inala como um narcótico. Ela conta a Henry sua história, como ela abriu buracos em sua maldição plantando as sementes de ideias que os artistas mais tarde comprometeriam com a música, a tela ou o aço esculpido. As ideias são muito mais selvagens do que as memórias, ela percebe. Eles desejam e procuram maneiras de criar raízes. As vidas de Addie e Henry se entrelaçam, mas cada um guarda alguns segredos, e Luc está sobre os dois, uma tempestade, engarrafada na pele. Ele está esperando para cobrar o preço da liberdade ou por algo totalmente diferente?

V.E. Schwab está farto do clássico papel feminino na fantasia

as taxas de juros estão caindo

Com o tempo, Addie passou a depender de Luc, a única pessoa que a conhece. O relacionamento deles adoça ao longo dos séculos, mas as suspeitas de Addie sobre sua motivação azedam seu apego até que a tensão elástica entre eles se estende a um ponto de ruptura. Agora, os contrastes entre Henry e Luc forçam Addie a escolher entre a atração hipnótica do mistério e o conforto sedutor da familiaridade. Ambos os personagens são elétricos em seus próprios caminhos, deixando Addie no meio para explorar o conceito de identidade, se podemos ser realmente conhecidos e o que podemos abrir mão desse privilégio. Schwab também tece uma reflexão incisiva sobre o desejo consumidor de inspiração de cada artista, para receber e transmitir cargas de insight. Sob os termos de seu acordo, os impulsos criativos de Addie nunca podem ser realizados em seu próprio nome, mas ela anseia pela satisfação agridoce de ver suas ideias em jogo no trabalho dos escritores, pintores e músicos que florescem em sua breve companhia.

Mais resenhas e recomendações de livros

Os primeiros dias de Addie - sem amigos, tristes e solitários - são os mais difíceis de superar, mas os instigantes flashes de Schwab para a frente e para trás no tempo criam perguntas que precisam de respostas. Addie aprende mais sobre sua maldição, sobre Henry, sobre Luc, e as páginas viram com um ímpeto de comando. Enquanto a trama rugia em direção ao fim, longe de saber o que iria acontecer, eu nem sabia o que queria que acontecesse.

Esse final sem dúvida dividirá os leitores. Independentemente de quão emocionalmente satisfatório eles achem a resolução, no entanto, The Invisible Life of Addie LaRue continua sendo um dos romances mais propulsivos, compulsivos e cativantes na memória recente.

Ellen Morton é um escritor em Los Angeles.

nada para ver aqui por kevin wilson

A vida invisível de Addie LaRue

Por V.E. Schwab