Torcendo tentáculos em magia no Glynn Jackson Golden Scissors Awards anual

Tecendo em meio à névoa de spray de cabelo e massas de modelos que têm suas sobrancelhas pinçadas e suas perucas provocadas, a cabeleireira de Baltimore, Elicia Moore, encontra um canto tranquilo para dar os toques finais em sua criação: uma torre de um metro de cabelo loiro encaracolado com mechas de morango . A elaborada estrutura no topo da cabeça de seu cliente é construída em torno de uma base de arame e decorada como uma árvore de Natal com pequenos espelhos redondos e grandes diamantes falsos.

Em sua vida cotidiana, estilistas como Moore ganham a vida fazendo blusões e tranças, conjuntos molhados e tramas, estejam eles trabalhando nas barbearias e salões de beleza da Georgia Avenue ou nos salões de luxo de Forestville e Falls Church.

Seu melhor trabalho foi homenageado na noite de domingo no 20º prêmio anual Glynn Jackson Golden Scissors, um dos maiores eventos da indústria de salões de beleza negros. Conhecida como o Oscar do cabelo preto, a sensação de sete horas transformou o Silver Spring Civic Building em um salão de beleza gigante, uma Sephora explodida com cada pacote de sombra para os olhos, glitter para o rosto, batom, óleo de cabelo, gloss anti-crespo e cílios postiços aberto.

Nos bastidores, tudo cheirava a cabelo queimado, rolos quentes e ambição.

Super, super ótimo. Super, super, fabuloso, gritou Jackson, o homônimo e promotor do show, para a multidão. O empresário do show de cabelo estava vestido com uma capa preta esvoaçante adornada com tesouras de ouro e sapatos de bico preto combinando - enfeitados com tesouras de ouro.

Eu fico empolgado em que as pessoas vejam seus próprios pontos fortes, disse Jackson. É tudo sobre a plataforma que foi criada para milhares de heróis anônimos na comunidade afro-americana.

Jackson cresceu em New Roads, Louisiana, onde era conhecido como o Don King em miniatura porque enchia o ginásio do colégio para shows de talentos e moda, exibindo vestidos que havia feito com as cortinas da mãe de seu amigo.

Foi em 1991 quando Jackson começou o Golden Scissors Awards. Na época, embora ainda produzisse desfiles de moda paralelamente, Jackson estava na ativa na Marinha dos Estados Unidos trabalhando em comunicações, onde também fazia desfiles de moda e de cabelo. Uma noite ele foi a um show de cabeleireiro em uma boate do Distrito e sua ideia nasceu. Os salões eram enormes na época, disse ele; os cabeleireiros usavam casacos de pele e dirigiam bons carros.

Quando vim para D.C., as mulheres negras tinham cabelos grandes como Patti LaBelle e eu pensava - uau - essas mulheres sabem como se divertir, lembrou ele. As mulheres negras aqui tinham toda essa atitude, sempre andaram com arrogância e eu pensei: ‘Que oportunidade de fazer algo por esta indústria carente que as ajudou a ficarem bonitas’.

Ao longo das últimas duas décadas, o Golden Scissors Awards de Jackson celebrou tudo, desde cortes de duende Halle Berry a tranças dookie afrocêntricas e o 'frohawk, um visual punk atualizado dos anos 1980 usado nos anos 2000. E o evento perdurou, apesar da recente recessão que forçou o show a mudar do Centro de Convenções de Washington para Silver Spring.

Levava cada centavo que eu tinha para abrir a porta todos os anos, disse Jackson. Mas o que somos capazes de fazer com um orçamento apertado é incrível. Este ano, como em todos os anos, faltaram pistas musicais, pequenos problemas técnicos abundaram e, de acordo com Jackson, as garotas subiram ao palco e foram não usando Spanx.

Mas ei, Jackson disse com uma risada, coisas acontecem. É uma parte da magia de um show de Glynn Jackson, disse ele, referindo-se a si mesmo, como sempre faz, na terceira pessoa.

Nos bastidores, proprietários de salões e estilistas falaram sobre o quanto o incentivo de Jackson significava para eles. Ricky Roberson, 45, treinou para se tornar cabeleireiro depois de ser despedido de seu trabalho de mesa. Para o evento de domingo, ele criou um penteado que simbolizava o sol, a lua e as estrelas. O cabelo tingido de laranja e vermelho de sua modelo disparou como os raios do sol e foi aumentado por estrelas cadentes cortadas nas laterais de seu cabelo. A lua era uma lua crescente com cristas semelhantes a crateras que envolviam o topo de sua cabeça.

Perto dali, Shirlita Walker, 36, uma assistente social de Forestville, havia se transformado em uma equilibrista no estilo do Cirque du Soleil, com uma malha cor de mostarda, cabelos despenteados e adornados com penas.

Estou apenas deixando tudo rolar, disse ela, rindo com os amigos. A semana toda lido com coisas sérias. Esta noite é toda fantasia e diversão. Naquela noite, ela dormiria bem, disse ela, envolvendo cuidadosamente o cabelo emplumado em um gorro protetor como um presente de Natal, esperando que o glamour da noite permanecesse com ela durante a semana de trabalho.