Vinte anos depois de 'As vantagens de ser uma flor da vida', Stephen Chbosky oferece uma surpresa emocionante

PorBill Sheehan 1 de outubro de 2019 PorBill Sheehan 1 de outubro de 2019

Imaginary Friend é o primeiro romance de Stephen Chbosky em 20 anos e é uma surpresa completa. O único outro trabalho publicado de Chbosky, The Perks of Being a Wallflower, de 1999, tratava de um trio de desajustados autoproclamados navegando nas complexidades do ensino médio, angústia adolescente, confusão sexual e traumas pessoais diversos. Ao longo dos anos, o livro levou uma vida encantadora, conquistando milhões de leitores e servindo de base para um filme popular adaptado e dirigido por Chbosky. Esses muitos leitores agora têm algo novo - e inesperado - para contemplar. Pesando mais de 700 páginas, Imaginary Friend é um romance de terror completo e não para os fracos, um dos mais eficazes e ambiciosos dos últimos anos. Quem teria adivinhado?

Para ter certeza, a sensibilidade subjacente que caracterizou Wallflower está presente no novo livro, particularmente em seus retratos empáticos de pessoas lutando para se recuperar de uma tragédia pessoal. Além disso, Imaginary Friend é uma mudança radical em praticamente todos os níveis. Talvez seu aspecto mais impressionante seja a confiança com que Chbosky implanta os elementos mais fantásticos de sua narrativa complexa, usando as imagens alucinatórias e barrocas da ficção de terror para contar uma história muito humana com implicações universais.

O ‘The Institute’ de Stephen King transforma nosso momento político em um terror arrebatador

Essa história começa com um prólogo enigmático que ocorre 50 anos antes do início da narrativa primária. David Olson, um menino que vive na pequena e isolada cidade de Mill Grove, Pensilvânia, foge de sua casa no meio da noite em uma missão perigosa que só ele pode realizar: prevenir uma entidade demoníaca conhecida como o sibilante senhora de entrar em nosso mundo, e para salvar a vida de seu amado irmão mais velho, Ambrose. O prólogo termina quando David desaparece na vizinha Mission Street Woods - um trecho assombrado de floresta que faz fronteira com a cidade - para nunca mais voltar a este mundo.

A narrativa então se move para os dias atuais. Uma nova família, Kate Reese e seu filho de 8 anos, Christopher, acabam de se mudar para Mill Grove, fugindo de um relacionamento abusivo. Christopher - solitário, disléxico, ainda de luto pelo suicídio recente de seu pai - vagueia pelo mesmo trecho da floresta que engoliu David Olson. Ao contrário de David, Christopher volta para casa depois de seis dias, sutilmente alterado. E a cidade ao redor dele logo começa a mudar também.

Deste ponto em diante, os mistérios de Mission Street Woods dominam o romance, e duas premissas centrais emergem rapidamente. Primeiro, um mundo alternativo distorcido e desorientador - o mundo imaginário - fica paralelo ao nosso próprio mundo real e só pode ser acessado por meio de portais na floresta. Em segundo lugar, duas figuras opostas estão conduzindo uma antiga guerra abaixo da superfície de Mill Grove. Uma delas é a senhora sibilante. O outro é uma figura misteriosa conhecida alternadamente como o soldado e o bom homem. Na visão limitada de Christopher, o homem bom é a única força que se interpõe entre o mundo humano vulnerável e os designs malignos da senhora que sibila. As coisas, ao que parece, são muito mais complicadas do que isso.

Embora ele não perceba, Christopher agora possui poderes anteriormente inexplorados, e sua chegada a Mill Grove é o evento precipitante em um drama sobrenatural. Depois que ele voltou da floresta, a vida em Mill Grove começou a escurecer. Uma jovem católica devota está grávida sem nenhum motivo aparente. Casamentos infelizes tornam-se repentinamente letais. Os pais que já foram vítimas de abuso agora infligem o mesmo abuso a seus filhos. À medida que a barreira entre os mundos fica cada vez mais tênue, a realidade e a fantasia, os sonhos e a vida desperta começam a se confundir. E Christopher, recentemente habilitado, se torna um jogador importante em uma batalha primordial que ameaça, literalmente, estabelecer o Inferno na Terra.

Os romances de terror estão renascendo. Aqui está o que ler.

Sob sua superfície sobrenatural espalhafatosa, Imaginary Friend é um livro com muitas coisas em mente. É, claro, um romance de terror e apresenta mais do que sua cota de momentos profundamente perturbadores. Além disso, ele fornece um retrato convincente da vida de uma pequena cidade, enquanto examina as maneiras pelas quais a falta de amor e o abuso sistemático corroem o tecido da vida familiar e comunitária. Ao mesmo tempo, por meio do retrato da relação entre Christopher e sua mãe ferozmente protetora, ele oferece um dos relatos mais comoventes da devoção dos pais que eu já vi em muito tempo. O resultado é uma meditação de virar as páginas sobre o sofrimento humano, cuja dimensão espiritual não se torna totalmente aparente até que toda a história seja contada. Amigo imaginário pode ter demorado muito para chegar, mas o tempo foi bem gasto. Este é um romance absorvente, original e genuinamente surpreendente. Espero que não tenhamos que esperar mais 20 anos para ver para onde Chbosky irá a seguir.

Bill Sheehan é o autor de Ao pé da árvore da história: uma investigação sobre a ficção de Peter Straub.

Stephen Chbosky irá discutir seu livro em Política e prosa no cais na sexta-feira às 19 horas

Amigo imaginário

Por Stephen Chbosky