O final musical de 'Transparent’s' é estranho - mas às vezes maravilhoso - caminho a percorrer

Judith Light se destaca no Transparent Musicale Finale como a enlutada Shelly Pfefferman. (Jennifer Clasen)

Por Hank Stuever Editor Sênior de Estilo 27 de setembro de 2019 Por Hank Stuever Editor Sênior de Estilo 27 de setembro de 2019

Aqueles de nós que amam a comédia dramática Transparente do Amazon Prime, como uma história transgênero e uma aula magistral sobre o judaísmo moderno, ficaram sem fôlego ao elogiá-la. E então sofremos um golpe repentino e difícil quando sua estrela, Jeffrey Tambor, deixou o show em 2017 (e mais tarde foi formalmente demitido) após acusações de assédio sexual.

Após um período adequado de shivá, a criadora Jill Soloway teve uma ideia arriscada, mas atraente, de uma maneira adequada de terminar a história com e sem Maura Pfefferman, a mulher de florescência tardia interpretada por Tambor. Por que não transformar Transparent em musical?

O resultado, uma despedida de 100 minutos intitulada Transparent Musicale Finale (agora em streaming), apresenta muitas músicas e danças, algumas das quais estão encharcadas de seiva egocêntrica e algumas das quais é selvagem e satisfatoriamente jubilosa, com reflexos e muitas vezes música inteligente escrita pela irmã do compositor de Soloway, Faith Soloway.

Os movimentos loucos, alegres e desinibidos do coreógrafo que está mudando a forma como vemos a dança

Ao descobrir que Maura faleceu durante o sono (aneurisma da aorta), a família, os amigos e a ex-mulher de Maura Shelly (Judith Light) explodiram de forma anormal em canções - canções sobre o trânsito de Los Angeles, canções sobre luto chocante, canções sobre ressentimentos há muito engarrafados . E, enquanto o corpo de Maura é preparado para a cremação em uma funerária próxima, canções sobre deixar ir.

O palco é uma segunda natureza para Light, que empresta Transparent Musicale Finale todo o panache de desempenho de que precisa, enquanto Shelly canaliza sua dor para um musical autobiográfico maluco em seu centro comunitário próximo, repleto de atores amadores escalados como seus filhos adultos perturbadoramente neuróticos. Para completar sua história, Shelly precisa de uma nova Maura, e o destino lhe dá uma. (Não vou estragar os detalhes disso.)

Vívidos com a punhalada de sua mãe na catarse, os filhos de Pfefferman (Amy Landecker como Sarah; Jay Duplass como Josh; e Gaby Hoffmann como Ali, que se tornou não binária e agora passa por Ari) voltam à petulância desagradável original eles mostraram na primeira temporada. O show luta para encontrar uma maneira de encerrar as histórias dos irmãos Pfefferman de forma significativa, seja cantada ou falada, mas os atores colocaram um esforço considerável para trazer Musicale Finale à sua visão completa.

O elenco estendido de Transparent também atua, incluindo Alexandra Billings como a melhor amiga de Maura, Davina, e Kathryn Hahn como a ex de Josh, Raquel, o Rabino. Hahn é ótimo em um número sensual que quebra o ritual de luto judaico: você não pode fugir da sua tristeza, ela sempre vai te encontrar, ela canta. Você não pode passar por este s --- a menos que você se sente nele.

Fazer shivá para Maura acabou sendo a receita errada, no entanto, levando Transparent a terminar com uma nota vertiginosa e extravagante de celebração. Nós, judeus, temos uma história dolorosa, que optamos por transmitir em tons menores, canta Shelly, interrompendo a reverência educada. Para nunca esquecer a vergonha, para que todas as nossas músicas soem bem.

A despedida de Transparent é uma mensagem alternativa de felicidade desenfreada - o único antídoto, Shelly proclama, para o fardo do Holocausto (uma das preocupações de longa data do programa). Todo mundo se junta a Shelly no refrão: Joy-a-caust, joy-a-caust! Inferno, sim, nós cruzamos a linha. É por isso que estamos nos sentindo bem.

Os espectadores leais podem desejar uma saída menos tola. Mas não é isso que está em oferta. Transparent está incentivando seus espectadores a abrirem suas asas e tentarem um pouco de felicidade, para variar. Depois de compartilharem tanto melancolia e depressão, parece rude privar os Pfeffermans de seu momento ao sol.

Final musical transparente (100 minutos) está disponível para streaming no Amazon Prime. (Divulgação: ReviewS é propriedade do executivo-chefe da Amazon, Jeff Bezos.)