A psicologia de por que as crianças são completamente obcecadas por 'Frozen'

PorMaryam Kia-Keating e Yalda T. Uhls 6 de janeiro de 2015 PorMaryam Kia-Keating e Yalda T. Uhls 6 de janeiro de 2015

Quando o filme de animação Frozen foi lançado no ano passado, ninguém esperava que ele se tornasse um rolo compressor mundial. Congelado, que rendeu mais de $ 1,2 bilhão nas bilheterias, não é apenas o primeiro filme de princesa a fazer a lista dos 10 filmes de animação de maior bilheteria. Ainda mais surpreendente, é também o filme de animação nº 1 de todos os tempos. Fale sobre quebrar o teto de vidro, ou neste caso, o sapatinho de vidro.

As meninas há muito se sentem atraídas por princesas, uma tendência documentada por Peggy Orenstein em 2011 Cinderela comeu minha filha: despachos da linha de frente da nova cultura feminina . Nas últimas décadas, as heroínas de animação tornaram-se cada vez mais diversificadas e autossuficientes, o que ampliou seu apelo. Na década de 1990, a Disney apresentou Jasmine e Mulan, oferecendo novas origens culturais e olhos castanhos. E em 2009, com a Princesa e o Sapo, a Disney finalmente criou uma princesa americana que por acaso era negra. Em todas essas histórias, o príncipe ainda está presente, mas a princesa costuma ser igualmente durona.

chamadas de golpe de administração de previdência social

No entanto, alguns aspectos das franquias de princesas nunca parecem mudar: as crianças permanecem extasiadas não apenas pelos filmes, mas também pelos figurinos e brinquedos. Mas o que torna Frozen muito mais atraente do que seus antepassados ​​- e por que ele cativa as crianças em particular?

Como psicólogas (que por acaso são irmãs, assim como as heroínas do filme) e mães de filhas que amam princesas, decidimos considerar essa questão.

Em primeiro lugar, o mundo emocional de uma criança em idade pré-escolar é uma reminiscência da luta interna da heroína Frozen, Elsa: suas emoções são fortes, apaixonadas e parecem incontroláveis. Os pré-escolares também são movidos por seus impulsos. Quando Elsa lamenta ter medo de que não haja como escapar da tempestade dentro de mim, isso ressoa com crianças pequenas (e talvez seus pais testados para a paciência, também).

Em segundo lugar, a imaginação dos pré-escolares está em alta, tornando o mundo um lugar maravilhoso cheio de possibilidades de emoção e aventura. As crianças respondem a histórias que empregam realismo mágico, então Elsa - como uma super-heroína com o que a filha de Maryam e seus amigos chamam de poderes do gelo (a capacidade de criar um castelo inteiro de neve e gelo usando apenas os dedos) - tem um apelo especial. Talvez porque estejam tão maravilhados com sua magia e poder, as crianças têm menos probabilidade de se envolverem na experiência de isolamento e desespero de Elsa quando ela está trancada em seu quarto quando menina e se esconde em um castelo remoto como mulher.

Mas com o fascínio da magia e a sensação de que tudo é possível, surge um grande potencial para o terror. A filha de Maryam gostou particularmente do fato de não haver bruxa em Frozen. Embora ela adore outros filmes de princesas da Disney, os personagens parecidos com bruxas (como Mãe Gothel em Emaranhados) são todos muito reais. As partes assustadoras de Frozen são mínimas e temporárias, e o vilão é um cara comum que canta uma canção de amor cativante.

Em terceiro lugar, Elsa tem uma conexão genuína com sua irmã, Anna. Apesar das repetidas rejeições de Elsa às tentativas de Anna de desenvolver uma amizade durante a maior parte do filme, o vínculo deles ressalta a dedicação à família acima de tudo. Os pré-escolares estão profundamente enraizados em suas famílias e tendem a demonstrar um forte apego ao grupo, o que significa que favorecem os membros de seu círculo social. Mesmo quando os espectadores de Frozen estão torcendo por Anna para formar um relacionamento com seu interesse amoroso, Kristoff, o amor entre as irmãs é muito mais atraente. As heroínas de Frozen são autênticas e reais, e não mais focadas apenas em encontrar um príncipe. Eles pregam o amor fraterno e o poder feminino.

não consigo falar com irs

Finalmente, a música para cantar junto fecha o negócio. A filha de 4 anos de Maryam e suas amigas adoram cantar o hino Let it Go, balançando os dedos umas para as outras: Seja a boa menina que você sempre tem que ser! Eles pisam em uníssono, fingindo ser Elsa pisando no gelo para criar seu castelo. Até o filho de 1 ano de Maryam entra em ação, imitando seu comportamento. Quando questionada sobre o que ela achava que era a música, a filha de Maryam sorriu e colocou de forma sucinta: É sobre Elsa ser feliz e livre, e ninguém a incomodando.

Então aí está, o ponto crucial da questão: um desejo universalmente atraente de ser feliz e livre. Talvez compreender a perspectiva de uma criança em idade pré-escolar possa nos ajudar a apreciar algumas das coisas que nos atraem a este filme: Todos nós sentimos lutas internas com nossos impulsos. Nenhum de nós realmente quer um vilão (muito) assustador. A maioria de nós é muito leal às nossas famílias, apesar de suas excentricidades e dos desafios emocionais que às vezes enfrentamos. E todos nós queremos ser felizes e livres.

Esta peça foi escrita em parceria com Praça Pública Zócalo .