A frase ‘bebeu o Kool-Aid’ é completamente ofensiva. Devemos parar de dizer isso imediatamente.

Satori Gregory de Boston examina as fotos das mais de 900 vítimas do massacre de Jonetown em Oakland, Califórnia. (Eric Risberg / AP)

PorJames D. Richardson James Richardson cresceu na área da baía de São Francisco, é ex-escritor político do The Sacramento Bee e agora mora em Charlottesville, Virginia, onde é padre episcopal. 18 de novembro de 2014 PorJames D. Richardson James Richardson cresceu na área da baía de São Francisco, é ex-escritor político do The Sacramento Bee e agora mora em Charlottesville, Virginia, onde é padre episcopal. 18 de novembro de 2014

Você provavelmente já ouviu a expressão, Ele bebeu o Kool-Aid.

Arianna Huffington uma vez o usou para descrever os apoiadores de Políticas econômicas de George W. Bush . Bill O’Reilly disse isso de seus críticos ( o pessoal do Kool-Aid, disse ele aos ouvintes, está enlouquecendo ) Em 2012, a Forbes chamou isso de um dos mais irritantes clichê usado por líderes empresariais .

Porém, há um problema com esse jogo de palavras invertidas: essa expressão nasceu de um pesadelo.

Há 37 anos atrás, 918 pessoas morreram em Jonestown, um assentamento na selva da Guiana, e em uma pista de pouso próxima. Alguns de nós conheciam as vítimas. Cresci com uma delas, Maria Katsaris.

As primeiras notícias fizeram parecer que aqueles que morreram em Jonestown o fizeram por suicídio em massa, bebendo bebidas com cianeto (daí a expressão ofensiva). Não é verdade. Os primeiros assassinados em Jonestown foram idosos, crianças e bebês; o veneno foi injetado em suas bocas. Outros pensaram que eram participando de um exercício .

* * *

Jonestown foi uma criação demente do vigarista Jim Jones, um pastor carismático autoproclamado que fundou o Templo do Povo em São Francisco. O Templo dos Povos atraiu moradores urbanos pobres (principalmente afro-americanos) e crianças brancas dos subúrbios, como minha amiga de infância Maria.

Na década de 1960, o Templo havia se tornado uma força política em São Francisco, distribuindo ônibus cheios de voluntários para percorrer os distritos de políticos favorecidos. Jones era tão poderoso que o vice-presidente Walter Mondale e a primeira-dama Roslyn Carter se reuniram com ele. O governador Jerry Brown e Willie Brown, que se tornaria o presidente da Assembleia e prefeito de São Francisco, compareceram a um jantar honorário.

A história continua abaixo do anúncio

Mas o mundo de Jones estava prestes a desabar. Os repórteres começaram a investigar o Templo dos Povos por causa de alegações de abuso e intimidação. Cada vez mais paranóico, Jones fugiu com centenas de seus seguidores para a Guiana.

Propaganda

Parentes de Jonestown contataram o deputado norte-americano Leo Ryan (D-Calif.) Com relatos de que seus entes queridos estavam detidos contra sua vontade. Ryan foi para a Guiana, levando consigo um pequeno grupo de assessores e jornalistas, incluindo o repórter do Washington Post Charles Krause. Também na festa estavam parentes, incluindo dois irmãos da minha amiga Maria.

Essa missão de investigação rapidamente se tornou catastrófica.

Enquanto a festa de Ryan passeava por Jonestown, os residentes secretamente entregavam-lhes bilhetes implorando por ajuda. Um dos capangas de Jones tentou esfaquear Ryan, e então Jones ordenou a morte de seus seguidores - e do grupo de Ryan. Harangued por Jones, os residentes em Jonestown tinham ensaiado um suicídio em massa por semanas, e agora Jones ordenou que seus seguidores o realizassem. Alguns correram para a selva, outros se esconderam debaixo das camas, mas a maioria foi intimidada a beber o veneno. Supostamente, a bebida era uva Flavor Aid, não Kool-Aid, embora alguns relatórios digam que ambas as bebidas estavam presentes.

Enquanto isso, enquanto o grupo de Ryan tentava sair, eles foram emboscados pelos capangas de Jones em uma pista de pouso. Ryan foi morto a tiros (ele é o único membro do Congresso já assassinado no cumprimento do dever). Três jornalistas também foram assassinados, incluindo o correspondente da NBC Don Harris, o cinegrafista Bob Brown e o fotógrafo Greg Robinson do San Francisco Examiner.

O ajudante de 28 anos de Ryan, Jackie Speier, levou cinco tiros. Ela se aninhou ao volante de um avião e ficou deitada sangrando em um formigueiro por 24 horas antes que o resgate a encontrasse. Ela quase não sobreviveu. Speier agora detém a cadeira de Ryan no Congresso; seu corpo está permanentemente marcado.

Como repórter do The Sacramento Bee, conheci Speier quando ela serviu no Legislativo da Califórnia nas décadas de 1980 e 1990. Logo após sua eleição, entrevistei-a sobre Jonestown. Não é um assunto sobre o qual ela gosta de falar. Mas quando questionada, ela fala sobre isso.

Em seu site, Speier postou a transcrição de uma entrevista recente que ela deu em uma feira em seu distrito da área da baía de São Francisco:

Não havia nada que fosse suicídio ... Eles foram mortos, foram assassinados, foram massacrados. Você não pode me dizer que um bebê ou uma criança de dois anos que recebeu uma injeção de cianeto o faz voluntariamente. E aquela frase horrível agora que faz parte da nossa linguagem 'beber o Kool-Aid' é sempre aquela que me coloca em órbita porque acho que as pessoas entenderam mal o que aconteceu lá.

Muitos de nós não esquecemos o pesadelo de Jonestown. O resto de vocês precisa limpar seu idioma.