Escândalo de hacking de telefones é o maior desastre de relações públicas da carreira de Murdoch

LONDRES -O barão da mídia Rupert Murdoch fechou um de seus jornais britânicos de assinatura na quinta-feira em meio a um escândalo de hackeamento de telefones que prejudicou sua reputação e ameaçou o conglomerado global que ele montou ao longo de quase seis décadas.

A News Corp de Murdoch deu um passo extraordinário ao anunciar o fechamento do News of the World, o picante tabloide de domingo da empresa, em uma tentativa de conter as consequências da intromissão do jornal nas contas de correio de voz e celular de centenas de cidadãos britânicos.

O News of the World, de 168 anos, o jornal mais lido no mundo de língua inglesa, reconheceu que contratou investigadores que invadiram contas de telefone de políticos, celebridades e britânicos comuns na tentativa de desenvolver histórias. Os alvos da invasão do jornal aparentemente incluíram famílias de soldados britânicos mortos no Afeganistão, vítimas dos atentados a bomba em Londres em 2005 e uma garota desaparecida de 13 anos que mais tarde foi encontrada morta.



Murdoch, 80, já suportou críticas e crises antes, principalmente a quase falência da News Corp. em 1990. Mas o escândalo de hackeagem de telefones é facilmente o desastre de relações públicas mais terrível da histórica carreira de negócios do australiano que virou americano.

A indignação pública com a escuta telefônica levou a uma rara condenação de Murdoch no Parlamento britânico e até mesmo do primeiro-ministro David Cameron, que tem contado com o apoio político de Murdoch. Por causa de seu papel exagerado na mídia do Reino Unido, Murdoch está entre as forças mais poderosas e influentes na política britânica por muitos anos.

Embora não haja evidências de que Murdoch estava ciente do comportamento ilegal do News of the World, o escândalo abalou seu papel dominante no estabelecimento da mídia britânica e manchou sua administração de um império que inclui propriedades dos EUA como a rede Fox TV, a Wall Street Journal, New York Post e o estúdio de cinema 20th Century Fox.

O escândalo também ameaçou sabotar a oferta da News Corp. de obter o controle da British Sky Broadcasting, a maior provedora de TV paga do Reino Unido. A News Corp. possui 39 por cento da empresa de satélite e está tentando engolir o saldo em um negócio de cerca de US $ 12 bilhões. A aprovação regulatória de sua oferta está pendente e o resultado pode ser um indicador do sentimento público em relação ao comportamento do jornal.

Alguns observadores sugeriram na quinta-feira que o escândalo pode afetar quem sucede Murdoch no topo de sua empresa, que ele transformou em um colosso depois de herdar dois pequenos jornais australianos de seu pai, 58 anos atrás. O herdeiro aparente de Murdoch, filho James, supervisiona a divisão de jornais britânicos da empresa e anunciou o fim do tablóide em sua redação em Londres.

Muitos aqui estão pedindo a demissão de Rebekah Brooks, ex-editora do News of the World e presidente-executiva de sua controladora imediata, a News International. Brooks era editor do jornal em 2002, quando um detetive particular trabalhando em seu nome supostamente invadiu o correio de voz da adolescente assassinada Milly Dowling e apagou uma das mensagens. Mas tanto Rupert quanto James Murdoch permaneceram leais a Brooks. Estou satisfeito que Rebekah - sua liderança e seu padrão de ética e seu padrão de conduta - é muito bom, disse o jovem Murdoch à BBC News em uma entrevista.

O preço das ações da empresa caiu drasticamente na quarta-feira, perdendo 3,6 por cento em valor, depois que Cameron pediu uma investigação formal do governo e as empresas retiraram anúncios do News of the World. Mas as ações caíram apenas 0,1 por cento nas negociações formais de quinta-feira e subiram depois do expediente, sugerindo que os investidores acreditavam que Rupert Murdoch havia estancado o sangramento imediato.

Murdoch acusou malfeitores de hackear, mas não identificou nenhum deles. Ele e seus executivos provavelmente enfrentarão audiências sobre o assunto no Parlamento, o que poderá sujeitá-lo a depoimento sob juramento.

Murdoch indicou esta semana dois americanos - o executivo da News Corp. Joel Klein, o ex-chanceler das escolas públicas de Nova York, e o membro do conselho da empresa Viet Dinh, professor de direito da Universidade de Georgetown e procurador-geral assistente do presidente George W. Bush - para investigar o telefone hacking.

O destino do News of the World chegou no final da tarde em Londres, criando uma tempestade quase perfeita de tabloides. A notícia veio no momento em que a última parcela da franquia de filmes Harry Potter estava encenando sua estréia mundial em Trafalgar Square, engarrafando o tráfego do centro da cidade. Os programas de rádio logo foram preenchidos com notícias do fechamento do tablóide.

Muitos descreveram o fechamento do jornal como uma medida tática para evitar mais críticas e disseram que isso teria um efeito insignificante nos resultados financeiros da News Corp.

Os Murdoch decidiram que o membro tinha gangrena e então tiveram que cortá-lo para salvar o corpo, disse John Lloyd, diretor de jornalismo do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo da Universidade de Oxford. O assunto decidiu por si mesmo.. . .Fechar é uma mistura de ousadia e inevitabilidade.

O jornal, que já foi um grande gerador de dinheiro, foi considerado apenas marginalmente lucrativo nos últimos anos. Embora constitua apenas uma pequena parte do império de US $ 54 bilhões da News Corp., o News of the World talvez tenha algum valor sentimental para Murdoch. Como um editor de jornal australiano emergente (ele agora possui dupla cidadania americana e australiana), ele adquiriu o jornal em 1969 após uma prolongada luta com Robert Maxwell, já falecido. O jornal se tornou a cabeça de ponte britânica de Murdoch e gerou tanto lucro que ele foi capaz de comprar, em sucessão, o Sun, o Times of London e o Sunday Times, respondendo por quase metade do mercado de jornais da Grã-Bretanha.

Os lucros desses jornais, por sua vez, ajudaram a financiar os projetos de Murdoch na mídia dos EUA, incluindo sua compra da 20th Century Fox em 1985, que ajudou a News Corp. a lançar a rede de transmissão Fox. Ele pagou US $ 5 bilhões pela empresa controladora do Wall Street Journal, Dow Jones, em 2007.

Se o News of the World tivesse continuado a existir, atrair de volta anunciantes após o escândalo poderia ter levado anos. Analistas de mídia em Londres especularam que Murdoch iniciaria uma edição de domingo de seu tablóide Sun para capturar leitores e anunciantes perdidos pelo News of the World.

No leste de Londres, alguns dos 200 repórteres e editores que perderão seus empregos com o fim do jornal descreveram sua redação como estando atordoada. Foi como se uma bomba nuclear tivesse explodido, disse um editor de política à BBC.

Os londrinos expressaram simpatia pelos membros da equipe, que produzirão a última edição no domingo, mas não necessariamente pelo jornal em si. Em um pub de Westminster chamado Speaker, Roland Brown exultou. Não poderia ter acontecido com muitos hacks melhores. O que vem, vai, assim está escrito, assim é dito, disse Brown, vestido de risca de giz cinza.

O News of the World tem uma história longa e colorida como a principal folha de escândalos da Grã-Bretanha. Por muitas décadas, sua especialidade tem sido a cobertura de celebridades, atletas e políticos, principalmente aqueles envolvidos em escândalos sexuais. Ao longo dos anos, recorreu a várias táticas que os jornalistas consideram eticamente duvidosas, como o pagamento de fontes de informação, a contratação de prostitutas para picar celebridades e o uso de câmeras escondidas.

No entanto, descobriu algumas histórias importantes, como a revelação de que o nadador olímpico dos EUA Michael Phelps fumou maconha em uma festa em 2009 e que o príncipe Harry consumiu álcool e maconha quando tinha 17 anos em 2002.

Embora sua circulação atual de 2,8 milhões seja um terço do pico do pós-guerra, o jornal ainda é muito maior do que o jornal dos Estados Unidos de maior circulação (o Wall Street Journal de Murdoch, com 2,1 milhões) - um fato que se torna ainda mais impressionante considerando que a população do Reino Unido é cerca de um quinto da dos Estados Unidos. Entre os ex-editores do tablóide: Piers Morgan, que é apresentador de talk-show na CNN e jurado do America’s Got Talent.

Farhi relatou de Washington. Os correspondentes especiais Karla Adam e Eliza Mackintosh em Londres contribuíram para este relatório.