O Quarteto de Cordas de John Adams ofusca sua 'Sinfonia Son of Chamber' em novo CD

John Adams, Son of Chamber Symphony / String Quartet, Conjunto Internacional Contemporâneo, Quarteto de Cordas St. Lawrence, John Adams. Nonesuch

Em 2007, o compositor americano John Adams disse que estava trabalhando em uma continuação de sua Sinfonia de Câmara, composta em 1992. Ele brincou que estava pensando em chamá-la de Son of Chamber Symphony, que tem um som muito melhor para uma sequência do que o mais pedestre não. 2. O nome pegou, e Son of Chamber Symphony fez sua estréia mais tarde naquele outono.

O título torna explícito o parentesco da obra posterior e, neste caso, pode ser um pouco semelhante a pai, semelhante filho.

A antiga ‘‘ Chamber Symphony ’era uma bacanal movida a rocha nos movimentos externos, ritmada pela armadilha definida, com ecos de sino de vaca do Mambo de Bernstein no primeiro movimento, Mongrel Airs. (Esse movimento foi nomeado para homenagear um crítico britânico que reclamou que minha música carecia de educação, como Adams disse, então é melhor eu escolher minhas palavras com cuidado.)

Arte da capa de 'Son of Chamber Symphony / String Quartet' de John Adams (cortesia da Nonesuch Records)

Como acontece com grande parte da música de Adams, tem-se a sensação de uma espécie de esquema matemático em ambas as obras, um conjunto de padrões em cada movimento, enrolado como um mecanismo de relógio e permitido o tique-taque até sua conclusão.

aumento da taxa postal dos EUA em 2021

Como grande parte da música de Philip Glass, Son of Chamber Symphony implora por acompanhamento visual. Na verdade, Mark Morris criou para o trabalho uma coreografia, chamada Joyride, para o San Francisco Ballet em 2008. Adams lidera o International Contemporary Ensemble em uma performance que estala e borbulha, mas uma vez que o efervescente fracassa, não há muito mais para lembrar, exceto talvez os tons lânguidos de celesta do movimento lento semelhante a Ravel, agrupamentos harmônicos delineados por melodias de sopro arqueadas e violino solo quente sombreado pelo violoncelo.

Ambas as sinfonias de câmara de Adams empalidecem em comparação com a complexidade formal e variedade orquestracional de seu modelo, a jovem Op. De Arnold Schoenberg 9 Kammersymphonie.

Son of Chamber Symphony é ofuscada por seu companheiro neste disco, o Quarteto de Cordas composto por Adams em 2008. O Quarteto de Cordas de St. Lawrence executa a peça, que foi escrita para o conjunto musical. .

Adams disse que foi persuadido a escrever neste mais tradicional gênero de música de câmara por causa da energia e entusiasmo do quarteto, e isso transparece de forma mais enfática nesta gravação.

Com apenas quatro instrumentos, Adams cria muito mais variações de textura e som, especialmente no primeiro movimento longo e multissecional.

Essa é a música que se quer ouvir muito mais vezes - e cada audição revela novas facetas.

Downey é um escritor freelance.