É hora de repensar como você lê a história de Adão e Eva

Vá em frente: Coma o fruto proibido. (iStock)

PorReza Aslan Reza Aslan é um estudioso de religiões e autor mais recentemente de 'God: A Human History.' 6 de novembro de 2017 PorReza Aslan Reza Aslan é um estudioso de religiões e autor mais recentemente de 'God: A Human History.' 6 de novembro de 2017

Na versão bíblica da criação, Deus, tendo feito Adão e Eva à sua própria imagem, os liberta no Jardim do Éden com uma ordem simples: Você pode comer de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore da conhecimento do bem e do mal. Se você fizer isso, você morrerá. Claro, a serpente, a mais astuta das criações de Deus, diz a eles o contrário: você certamente não morrerá, diz ele. Pois Deus sabe que quando você comer dele seus olhos se abrirão, e voce sera como Deus, conhecendo o bem e o mal.

Opiniões para começar o dia, na sua caixa de entrada. Inscrever-se.ArrowRight

O homem e a mulher comem do fruto proibido e nenhum morre. A serpente estava certa. Assim, Deus bane Adão e Eva do jardim como punição por desafiar seu comando, e coloca anjos carregando espadas flamejantes nos portões do Éden para garantir que nem o homem nem a mulher possam retornar.



Perdi minha fé em Deus. Então eu encontrei. Agora é complicado.

Quando li a história do Gênesis quando criança, considerei isso um aviso para nunca desobedecer a Deus para que eu também não fosse punido. Agora, como um adulto, parece-me que Adão e Eva foram punidos não por desobedecer a Deus, mas por tentar tornar-se Deus. Talvez então , esse mito está escondendo uma verdade mais profunda, que, como demonstro em meu livro, Deus: uma história humana, nossos ancestrais pré-históricos parecem ter entendido intuitivamente, mas que nós, que transitamos do puro animismo do passado para o rígido religioso doutrinas de hoje, esqueceram.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Deus não nos fez à sua imagem; nem simplesmente criamos Deus em nosso. Em vez disso, nós estão a imagem de Deus no mundo - não em forma ou semelhança, mas em essência : Nós somos Deus manifestado.

O termo para esta concepção do divino é panteísmo , significando que Deus é tudo ou tudo é Deus. The Stanford Encyclopedia of Philosophy define panteísmo como a visão de que Deus é idêntico ao cosmos, a visão de que não existe nada que esteja fora de Deus, ou então negativamente como a rejeição de qualquer visão que considere Deus como distinto do universo.

Em sua forma mais simples, o panteísmo é a crença de que Deus e o universo são um e o mesmo - que nada existe fora da existência de Deus e, portanto, tudo é Deus. Em outras palavras, o que chamamos de mundo e o que chamamos de Deus não são independentes ou discretos. Em vez disso, o mundo é a autoexpressão de Deus. É a essência de Deus realizada e experimentada.

Sou muçulmano. Aqui está como eu explico minha fé para americanos temerosos.

Pense em Deus como uma luz que passa por um prisma, refletindo em inúmeras cores. As cores individuais parecem diferentes umas das outras, mas, na realidade, são as mesmas. Eles têm a mesma essência. Eles têm a mesma fonte. Desse modo, o que parece superficialmente separado e distinto é na verdade uma única realidade, e essa realidade é o que chamamos de Deus.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Cheguei ao panteísmo por meio do sufismo. Mas pode-se encontrar a mesma doutrina em quase todas as tradições religiosas. Então, novamente, não é necessário chegar ao panteísmo por meio da religião. Pode-se simplesmente olhar para a ciência e sua concepção unificadora da natureza, a conservação da energia e da matéria e a natureza inseparável das duas: O fato inalterável de que tudo o que existe hoje sempre existiu e sempre existirá enquanto o próprio universo existir.

Para mim e outros panteístas com ideias semelhantes - independentemente da religião a que aderem - o Um é Deus. Mas como se relacionar, quanto mais adorar, esse Deus - um Deus sem forma, que é pura existência, sem nome, essência ou personalidade?

Uma maneira de fazer isso é parar de se preocupar em tentar estabelecer um relacionamento com Deus e, em vez disso, tornar-se totalmente ciente do relacionamento que já existe entre você e o mundo ao seu redor.

Eu sou um bispo católico romano. E faço memes para Jesus.

Como panteísta, adoro a Deus não com medo e tremor, mas com admiração e admiração pelo funcionamento do universo, pois o universo é Deus. Oro a Deus para não pedir coisas, mas para se tornar um com Deus. Eu reconheço que o conhecimento do bem e do mal que o Deus do Gênesis temia que os humanos pudessem obter começa com o conhecimento de que o bem e o mal não são coisas metafísicas, mas escolhas morais. Não enraizo minhas escolhas morais com medo do castigo eterno ou na esperança de recompensa eterna. Em vez disso, reconheço a divindade do mundo e cada ser nele e respondo a todos e a tudo como se fossem Deus - porque são.

A história do anúncio continua abaixo do anúncio

Em última análise, a fé é uma escolha. Pode-se escolher acreditar que nada existe além do reino material, que o universo se originou puramente por meio de processos físicos que refletem nada mais do que a articulação das propriedades mais básicas da matéria e energia - sem causa, valor ou propósito. Ou pode-se ver o próprio universo como um espírito animador que une as almas de você e eu e de todos os outros - talvez cada coisa mais - isso é ou foi ou sempre foi.

Não há prova de qualquer maneira. Portanto, faça sua escolha. Coma o fruto proibido. Não tema a Deus. Você é Deus.

GiftOutline Presente Artigo Carregando ...