‘Halt and Catch Fire’ é um bom exemplo de como ‘slow TV’ pode eventualmente render

Mackenzie Davis como Cameron Howe e Kerry Bishé como Donna Clark em 'Halt and Catch Fire' da AMC. (Tina Rowden / AMC) Hank Stuever Editor Sênior de Estilo O email Era Seguir 22 de agosto de 2016

O drama tecnológico dos anos 1980 da AMC, Halt and Catch Fire, retorna na terça-feira para uma terceira temporada com mais uma atualização do sistema que se baseia em algumas das melhorias notáveis ​​da 2ª temporada. Os bugs e falhas do programa também persistem, mas, se nada mais, Halt and Catch Fire se tornou um espécime acima da média da televisão lenta, caso você queira tal coisa em sua vida.

Quando estreou em 2014, Halt and Catch Fire foi ambientado no Texas em 1983, onde a corrida para entregar um PC acessível para o mercado de massa teve um efeito devastador em um engenheiro talentoso, mas cínico, Gordon Clark (Scoot McNairy), e um empresário motivado, mas dúbio, Joe MacMillan (Lee Pace).

Tanto no movimento quanto na estrutura, estava claro que alguém na AMC esperava que os fãs do Mad Men (o rei indiscutível da TV lenta) se aquecessem com o ritmo nostálgico e discado da tecnologia de computador nascente, mas não era para ser. Halt and Catch Fire, criado por Christopher Cantwell e Christopher C. Rogers, tateava em busca da mistura certa entre presságio e pretensão, enquanto Pace ultrapassava sua visão de um personagem nervoso, perigoso e diabólico, caindo diretamente no reino do irritante . (McNairy, por outro lado, sempre foi divertido de ver como um saco triste, mesmo quando o material se debatia.)

Quer fosse ou não seu plano mestre, Cantwell e Rogers mudaram o foco na 2ª temporada para suas personagens femininas muito mais promissoras - Kerry Bishé como Donna Clark, uma engenheira que construiu um PC anterior (e finalmente condenado) com seu marido, Gordon ; e Mackenzie Davis como Cameron Howe, um programador rebelde, mas visionário, com alguns problemas pessoais. Enquanto os homens de Halt e Catch Fire se separavam (e o show avançava para 1985), Donna e Cameron começaram uma empresa de jogos online chamada Mutiny.

Em seu sucesso (e na força dos enredos de seus personagens), Halt and Catch Fire sobrevive - e possivelmente prospera - na terceira temporada. Agora é 1986 e Mutiny se mudou para San Francisco, onde Donna e Cameron estão tentando persuadir o Vale do Silício capitalistas de risco (incluindo um novo personagem, interpretado por Annabeth Gish de The Bridge) para investir em Mutiny como um mercado online potencial. As ideias que as mulheres discutem juntas sugerem de forma emocionante a era do comércio pela Internet que está por vir: elas vomitam noções primordiais do eBay e do PayPal e suportam a tristeza de ter seus melhores conceitos escorregando por entre os dedos.

Manish Dayal como Ryan Ray em Halt and Catch Fire da AMC. (Tina Rowden / AMC)

Enquanto isso, o programa ainda luta com o personagem de Joe MacMillan, que agora se exibe em ternos largos de linho como um guru da tecnologia, recém-saído do surfe matinal, ainda faminto por uma ideia de um bilhão de dólares e ainda uma ameaça para Donna , O senso de segurança de Cameron e Gordon. Eu sei que você tem toda essa coisa de mestre zen humilde a seu favor, mas vamos, Cameron disse a Joe durante um encontro casual. Eu não estou acreditando.

os estudantes universitários receberão cheques?

Eu ainda não compro totalmente, nem considero Halt and Catch Fire uma venda fácil para os espectadores que têm muito mais para assistir. Existem maneiras ainda melhores de obter uma correção dos anos 80, começando com Stranger Things da Netflix; além do penteado ocasional inspirado e da sugestão musical, o senso de detalhe de época de Halt e Catch Fire nunca pareceu adequadamente obsessivo.

No entanto, eu também acho que o show suavizou o suficiente para se tornar atraente em seus próprios termos, o que geralmente é o caso com programas mais lentos. Se um telespectador (ou uma rede) tiver tempo e paciência suficientes, algumas ideias acabarão dando lucro.

Pare e pegue fogo (uma hora) retorna terça-feira às 21h00 no AMC.

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados desenvolvido para fornecer um meio de ganharmos taxas vinculando à Amazon.com e sites afiliados.

Hank StueverHank Stuever é editor sênior da seção de estilo da ReviewS, trabalhando com escritores e editores na mistura de cultura e política que definiu a seção de reportagens diárias desde sua estreia em 1969. Ele ingressou no The Post em 1999 como repórter de estilo e foi crítico de TV de 2009 a 2020.