Na Guatemala, uma aventura de coleção de arte popular

Na primavera passada, dei uma palestra no Montgomery College sobre minha paixão de 30 anos pela coleção de arte popular. Posteriormente, um aluno me abordou com uma pergunta: Eu algum dia desistiria?

Pareceu uma consulta razoável, considerando que eu acabei de dizer ao público que minha casa está cheia do chão ao teto com mais de 2.000 peças de 75 países. Até as portas do nosso armário foram colocadas em serviço como espaço de arte, pelo amor de Deus.

Mas não consegui esconder a descrença em minha voz quando respondi: Parar de colecionar? Não se eu puder evitar!

Guatemala: como chegar, onde se hospedar, o que fazer

E, com certeza, lá estava eu ​​mais uma vez, em um canto remoto das terras altas da Guatemala no final do verão passado, amontoado em um microônibus público com minha esposa, Freddi, nossa filha de 18 anos, Gabriela, e cerca de 20 passageiros Ixil Maya, todos se dirigiram para uma aldeia chamada Chajul. Nós três estrangeiros a bordo estávamos bem em nossa última aventura de colecionar arte popular - esta, descobrindo belos exemplos da blusa maia tecida à mão conhecida como huipil (pronuncia-se wee-PEEL).

Em toda a Guatemala, uma nação do tamanho do Tennessee com 14 milhões de habitantes, onde os 6 milhões de indígenas maias falam mais de 20 línguas, os desenhos tecidos em huipiles variam de cidade para cidade. Alguns são decorados com figuras humanas, outros com animais, flores e pássaros, incluindo o quetzal de cores vivas. Todos são feitos de dois ou três painéis tecidos com um furo no centro para o pescoço.

Eu tinha visto fotos dos huipiles feitas em Chajul - alguns são bordados com criaturas extravagantes de duas cabeças - e pensei que eles mereciam um lugar em nossas paredes. (Ok, então não temos mais espaço na parede. Mas isso é problema meu.)

Nossa jornada para Chajul - apenas 80 milhas a noroeste da Cidade da Guatemala enquanto o quetzal voa, mas um dia inteiro de carro em estradas sinuosas nas montanhas - seria gratificante. Antes de irmos para lá, porém, faríamos paradas em meia dúzia de outras cidades nas terras altas, absorvendo a cultura e a paisagem enquanto perseguíamos nossa paixão.

data de pagamento do estímulo previdenciário

A Guatemala é um dos meus destinos favoritos de coleta de arte popular na América Latina, junto com o México (especialmente os estados de Oaxaca e Chiapas), Peru (Cuzco e Ayacucho) e Bolívia (La Paz, Sucre e muitas outras cidades no altiplano ou alto platô). O que essas nações compartilham são grandes populações indígenas que se apegaram à tradição, especialmente em seus trajes. As melhores tecelagens dessas regiões enriquecem as coleções de museus em todo o mundo.

Para nós, a emoção de colecionar vai além da busca por coisas para pendurar em nossas paredes. Tão cativante é o acesso privilegiado que nos dá às comunidades que visitamos. Ao longo dos anos, fomos convidados para as salas de estar de fabricantes de máscaras na Indonésia, pintores no Haiti e tecelões de cestos na Etiópia, para citar apenas alguns exemplos. Conhecemos as esposas e filhos desses artesãos e sentimos o cheiro do que estava em seus fogões (ou carvões) para o jantar. Mesmo que, na maioria dos casos, não falássemos seus idiomas (eu sei um pouco de espanhol e Gabriela é fluente), a comunicação raramente foi um problema. Às vezes, temos a ajuda de um guia bilíngue. Mas normalmente o trabalho dos artesãos - e nosso óbvio interesse em colecioná-lo - fala por si.

Encontrar o que há de bom na Guatemala pode ser tão fácil quanto entrar em uma loja de luxo em Antígua, o centro turístico de paralelepípedos, ou tão desafiador quanto fazer uma caminhada na lama (ou um passeio de microônibus esmagador) até um vilarejo distante. E há um compromisso maravilhoso: os mercados de artesania ao ar livre que parecem estar em toda parte no maior país da América Central, mais famosa em Chichicastenango, a apenas 2 horas e meia de carro de Antígua.

Ao nos prepararmos para nossa primeira viagem à Guatemala em 18 anos, ficamos sabendo que o crime violento se tornou um problema à medida que os cartéis de drogas se instalaram. Os principais pontos problemáticos são Petén, uma província ao norte do planalto maia, e a Cidade da Guatemala. Um amigo muito viajado também nos avisou que havia perdido US $ 1.000 para um batedor de carteira no mercado de Chichicastenango na primavera passada.

Portanto, além de investir US $ 10 em uma bolsa de tecido, que eu usava por baixo da calça jeans, renunciamos a usar ônibus públicos (que os mochileiros carinhosamente apelidaram de ônibus de frango), optando por microônibus compartilhados em viagens curtas e motoristas particulares e ônibus turísticos em lanços mais longos. Reservamos o último - com excelentes resultados - por meio de uma operadora com sede na Guatemala chamada Passeios de adrenalina .

Nosso primeiro destino na viagem de duas semanas foi o Lago Atitlán, uma região pitoresca com montanhas vulcânicas (há muito inativas) e vilas maias, a menos de três horas a noroeste do aeroporto da Cidade da Guatemala.

Nós desfizemos nossas malas na turística Panajachel, que tem mais hotéis, lojas e restaurantes do que qualquer outra cidade no lago, mas pouco em termos de arte popular séria. (Pense em muitas camisetas feitas na Guatemala com slogans como Guat's Up e Guatever.)

Nós voltaríamos ao lago. Mas depois de uma noite em Panajachel, pegamos o ônibus de 1 hora e meia para Chichicastenango, chegando em uma tarde de sábado para que pudéssemos começar cedo no vasto mercado de domingo.

Chichi estava tão frenético quanto lembrávamos, com os vendedores disputando a atenção de possíveis compradores e um xamã - embora quase invisível nas plumas de incenso - presidindo os degraus da Igreja de Santo Tomás. Ficamos maravilhados porque, apesar de seu status arraigado de cidade turística, Chichi ainda oferece algumas surpresas, como a venda de suínos que descobrimos em uma rua lateral (US $ 45 era o preço normal para um rechonchudo).

O mercado quinzenal (domingo é melhor do que quinta-feira, quando há menos vendedores) é facilmente um dos maiores da América Latina. Pegamos uma colcha multicolorida para o dormitório da faculdade de Gabriela (US $ 20), mas pensamos que as máscaras e figuras religiosas esculpidas, conhecidas como santos, pareciam produzidas em massa. Alguns dos huipiles eram tentadores, mas decidimos reservar espaço na nossa mala para cidades mais tradicionais, onde esperávamos que a qualidade fosse melhor.

De volta ao lago, seguimos de barco para Santiago Atitlán, uma comunidade Tz'utujil Maya conhecida por suas pinturas folclóricas (muitas retratando os costumes locais), esculturas em madeira (um tema popular é Maximón, uma divindade popular com seguidores de culto) e, claro, huipiles (flores e pássaros de cores vivas são os motivos favoritos). Para os compradores, Santiago é uma base ideal para explorar outras cidades lacustres, todas facilmente acessíveis por barcos públicos ou privados.

Na rua principal, revisitamos a galeria de Nicolas Reanda Quiejú, pintor autodidata com obras expostas na Europa e nos Estados Unidos. Durante nossa visita anterior em 1993, compramos uma impressionante pintura de estilo primitivo que mostra músicos Tz'utujil em uma cerimônia à luz de velas. A tela de três por quatro pés, que custa apenas algumas centenas de dólares, está pendurada acima da lareira em nossa sala de estar.

Estávamos ansiosos para ver mais pinturas de Reanda com temas maias. Mas, conforme vasculhamos sua galeria, encontramos principalmente resumos coloridos com preços de até US $ 2.500.

Por que você mudou seu estilo? Perguntei a Reanda, tentando mascarar minha decepção.

Abri minha mente para novos estilos quando viajei para os Estados Unidos, Espanha, Itália, Reino Unido e Israel, disse ele. Fui influenciado pelo trabalho de outros artistas que vi. Cubismo. Realismo. Abstrato moderno.

Fiquei encantado com o crescimento artístico de Reanda, mas satisfeito por termos arrebatado um de seus primitivos.

De volta à rua, passamos por lojas que vendem todos os tipos de tecidos - fronhas, bolsas, cobertores, colchas, huipiles, xales, corredores de mesa e bolsas - com preços de alguns dólares a várias centenas, dependendo da qualidade e do tamanho. Embora as ofertas de Santiago fossem geralmente mais finas do que qualquer coisa que tínhamos visto em Chichi, juramos não fazer nenhuma compra até que vasculhemos a cidade.

Nossa paciência foi recompensada no dia seguinte, quando avistamos um tecelão do lado de fora da Igreja Católica Santiago Apóstol, vendendo huipiles com desenhos incomumente detalhados. Após uma negociação que durou 15 segundos, adquirimos duas belezas de Marcela Damian por US $ 120.

o que Obama fez de errado

Passamos cinco dias no lago, também caminhando, cavalgando e visitando locais culturais. Mas agora era hora de seguir em frente. Em Panajachel, nos encontramos com o motorista que havíamos contratado para nos levar ao remoto Triângulo Ixil, para onde Chajul estava me ligando.

Com acomodações limitadas para dormir em Chajul, nós nos baseamos na vizinha Nebaj, a maior das três principais cidades de língua ixil da região. Todas essas comunidades sofreram enormemente durante a guerra civil da Guatemala de 1960 a 1996, quando cerca de 200.000 pessoas foram mortas.

No dia em que chegamos, ansiosos para esticar as pernas após uma viagem de quatro horas, Nebaj estava mergulhado em seu principal festival anual, em homenagem à Assunção da Santíssima Virgem. Mas vimos poucos turistas estrangeiros na praça principal da cidade e menos ainda no mercado de artesãos, onde a qualidade dos tecidos era impressionante.

Em uma tarde chuvosa, passamos várias horas emocionantes examinando os huipiles, que exibiam uma mistura de desenhos humanos, animais, pássaros e geométricos em todas as cores imagináveis. A competição entre a cerca de uma dúzia de tecelões era feroz. Quando eles nos chamaram em espanhol, sentimos que éramos seus primeiros clientes em dias. Mas o serviço foi gentil. Depois de desembolsar US $ 150 por quatro tecidos lindos, um tecelão insistiu em nos levar até um restaurante que havíamos perguntado, a 10 quarteirões de distância.

Na manhã seguinte, entramos em um microônibus público para uma viagem enevoada de 45 minutos até Chajul, onde enfrentamos um desafio de compras conhecido: encontrar arte popular em uma cidade sem lojas de arte popular.

Vagando pelas ruas de terra, fizemos nossa primeira consulta em uma loja que vendia linha.

Você tem algum huipiles para vender? Perguntei ao lojista.

Ela não disse. Mas um de seus clientes fez.

Venha para minha casa. Fica a apenas um quarteirão de distância, implorou a mulher. Tenho muitas coisas para vender.

Seis quarteirões depois, estávamos sentados na varanda da frente de Isabela Sanchez Xinic, com vista para uma casinha e um zoológico de galos e porcos.

Durante as três horas seguintes, Isabela disparou para dentro e para fora de sua pequena casa de adobe, emergindo a cada vez com um huipil habilmente bordado para nossa inspeção. Havia blusas em vermelho, azul, púrpura e bordô, e a maioria decorada com criaturas míticas. Havíamos tropeçado em um banquete de arte popular.

Rapidamente presumimos que a maioria das ofertas de Isabela tinha saído direto de seu guarda-roupa. Conforme a pilha de roupas usadas em sua varanda crescia, eu me sentia como se tivesse acabado de ganhar a sorte grande no Goodwill.

Os preços pedidos de Isabela correspondiam aos do mercado de Nebaj, que eram eminentemente justos, então compramos quase todas as peças da pilha. (Nossas compras de Natal estavam prontas!)

Depois de embalar as tecelagens em um saco vazio de fertilizante de 100 libras, Isabela nos disse: Não vá ainda. Eu tenho outra coisa para mostrar a você. Ela abriu um saco plástico preto e revelou uma coleção de estilingues com alças de madeira esculpidas à semelhança de coelhos e divindades maias.

Meu marido fez isso, ela disse rindo. Nós os usamos para matar ratos.

Presentes mais fabulosos, pensei. Vendido por $ 5 cada!

Em seguida, ela reabriu o saco de fertilizante e jogou um huipil que ela havia esquecido de nos mostrar. Un regalo, disse ela. Um presente.

Em alguns dias, estaríamos desfrutando do conforto de Antígua, uma cidade maravilhosamente pedonosa com galerias, clubes, restaurantes, igrejas coloniais e hotéis de alto padrão. Em qualquer medida, Antigua é uma joia cultural, digna de sua Status de Patrimônio Mundial da UNESCO . Também é imperdível para os colecionadores.

Mas foi em Chajul naquela tarde enevoada, quando nos despedimos de Isabela com um abraço antes de voltarmos às ruas de terra com nossos novos tesouros a reboque para encontrar um microônibus, que me lembrei da pergunta que aquela estudante havia feito alguns meses antes.

qual é a taxa média de hipoteca

Desistir de colecionar?

De jeito nenhum, eu disse a mim mesmo novamente.

Não quando estou me divertindo muito.

Guatemala: como chegar, onde se hospedar, o que fazer

Brubaker é um ex-redator do Washington Post.