Do Ballet Cubano, um ‘Don Quixote’ digno desse nome

Certamente o pulso galopante de Dom Quixote na noite de quinta-feira foi ajudado por todos os corações do espectador batendo no ritmo da música. Pois foi um público de cativos que assistiu a esta satisfatória produção do Ballet Nacional de Cuba no Kennedy Center Opera House, um público impotente e escravizado por aquela partitura desgastada de Ludwig Minkus revitalizada pela dança que fez você se apaixonar pelo balé novamente .

Dom Quixote é festa de tições, e os cubanos não decepcionaram. O excelente corpo de balé era uma atração estrela em si, com seu envolvimento vivo em cada cena. Esses dançarinos não eram simplesmente cenários para os solistas, eles eram uma verdadeira comunidade. Eles manobravam para dar uma olhada mais de perto nos duetos ardentes ou entraram na briga cômica com o próprio e querido Dom Quixote e seu ajudante, Sancho Pança.

A noite foi lançada com força por toda parte. Os toureiros certamente poderiam tirar sangue com suas pernas pontiagudas e, de forma emocionante, todos pegaram o ar ao mesmo tempo musical. Com transformações de estrelas próprias, Jose Losada como seu líder e Amaya Rodriguez como sua amante mais do que aguçou o apetite para as aparições deslumbrantes dos luminares da noite, Viengsay Valdes como a bela vila Kitri, e Alejandro Virelles como Basilio, seu barbeiro beau.

Valdes é uma dançarina especial, que pode levar 2.000 espectadores à sua confiança com um movimento de seus cílios e transmitir sua alegria para as varandas com um sorriso envolvente e um gesto de braços. Em uma série de curvas violentas, ela é um borrão. Quando ela se equilibra, ela para o tempo. Quem sabe com que combinação de músculos, vontade e aço interior ela pode permanecer equilibrada em uma perna, em um crescente pontudo de um pé, agarrando a gravidade pela garganta enquanto o resto de nós prende a respiração e os compassos de música rolam e eons passam ; o teto da dívida se rompe e Washington certamente recupera seus sentidos sobre embargos e. . .oh sim, então Valdes respira um pouco, estica seus membros um pouco mais e se acomoda na terra novamente.

Virelles é igual a ela, com a graça casual e o sorriso perplexo de um galã adolescente. (Os representantes da empresa recusaram-se a fornecer sua idade.) Ele tem belas pernas longas que se abrem em uma tesoura em seus saltos e atira no ar sem nenhum traço de esforço. Na verdade, o esforço não foi aparente em nenhum lugar neste desempenho; observar os cubanos fez perceber o quão comum é ver outros dançarinos se exercitarem por meio dos esforços físicos que esses dançarinos realizam com aparente facilidade.

Existem tantas qualidades estelares nesta empresa, todas elas ressaltando a ampla aceitação do potencial físico. Você também vê isso na presença de dançarinos de cor em todas as fileiras.

Melhor de tudo, o físico se conecta com o espiritual no que considero a principal glória desta produção: o simples fato de que conta uma boa história.

Dom Quixote, o balé nunca teve muito a ver com Dom Quixote, a obra-prima literária de Cervantes. O cavaleiro do título é um personagem menor, um velho tolo, na maioria das versões do balé, originalmente criado por Marius Petipa em 1869. Em 1998, Alicia Alonso, diretora da companhia cubana, mudou isso. Ela se juntou às colegas Marta Garcia e Maria Elena Llorente para criar a versão que está sendo apresentada aqui no domingo. Eles transformaram Dom Quixote em uma verdadeira história de amor, com a devoção de Don Quixote a Dulcinéia, sua visão de uma mulher ideal, presente em cada ato. A personagem Dulcinéia, tão central no livro, não é encontrada na maioria das versões do balé, mas ela é uma das inovações de Alonso.

Na verdade, Kitri tem mais profundidade aqui porque ela se torna a irmã gêmea de Dulcinea na mente de Don Corleone. Na união de Dulcinea e Kitri - eles dançam brevemente costas com costas em alguns momentos chave e oníricos - somos encorajados a ver Kitri como mais do que apenas um flerte, mas em termos enobrecedores também. E esta ideia de uma bailarina que representa um ideal e se desenvolve ao longo da noite em uma pessoa cada vez mais forte, física e espiritualmente, move Dom Quixote para uma boa companhia. A Bela Adormecida e até O Quebra-nozes também contêm essa noção de que a técnica perfeita da heroína reflete sua bondade de caráter. A fortaleza interior é expressa por meio de sutileza externa. Isso é o que há de clássico no balé clássico.

Dom Quixote sempre foi um balé clássico em termos de estilo e vocabulário de dança. Mas em seu tratamento usual, como uma série de empecilhos virtuosos pontuados com trechos de comédia, a história se perde e o simbolismo maior é esquecido. Considere a cena da visão no segundo ato, quando o Don adormece e sonha com doces jovens em formações ordenadas. Geralmente é um momento bonito, mas incongruente no balé, uma desculpa para exibir fileiras de tutus. Mas na versão cubana, Don Corleone aparece em seu próprio sonho, como parceiro de sua amada Dulcinéia em seu vestido e véu vermelhos. Então Kitri assume o lugar dela enquanto Don Corleone a olha com admiração, e nós também, porque a estamos vendo através de seus olhos.

Linda também é a lua cheia pintada no cenário; se parece com o escudo redondo amassado de Don, que jaz no chão. Isto é seu sonho, afinal, em que ele é o herói, seu escudo lança a luz que o guia e sua garota finalmente está em seus braços. . .

E então, Sancho Pança o acorda. Perfeito.

O Don pode não realizar o seu desejo, mas nós cumprimos. E mais.

O Ballet Nacional de Cuba apresenta Dom Quixote até a tarde de domingo, com troca de elenco.