Em 'A Woman Is No Man' de Etaf Rum, é difícil escapar da prisão da domesticidade

PorDiana Abu-Jaber 14 de março de 2019 PorDiana Abu-Jaber 14 de março de 2019

Quanto vale a vida de uma mulher? Essa pergunta ecoa entre países e gerações através do intenso romance de estreia de Etaf Rum, A Woman Is No Man.

Em 1990, Birzeit, uma cidade na Cisjordânia, Isra, de 17 anos, se prepara para alguns convidados especiais: eles procuram uma noiva para seu filho Adam. Obediente e de fala mansa, Isra tem fiapos de saudade; ela sonha com romance e aventura. Mas sua mãe a avisa: Não há nada lá fora para uma mulher, exceto ela Bayt Wa Dar , sua casa e casa. Casamento, maternidade - naquela é o único valor de uma mulher.

Os pais de Isra estão animados porque Adam e sua família agora moram na América, o que pode ser a passagem de sua filha para fora dos territórios palestinos ocupados. Expulso de sua casa pela invasão israelense, o pai de Isra foi reduzido a um pobre terreno nos arredores de Birzeit. Suas vidas lá são duras e austeras.

dívida nacional por gráfico do presidente

A narrativa estabelece ligações entre o desespero econômico e a discórdia no lar, separando pais e filhos, homens e mulheres. Esses homens vêm e vão quando querem, mas as mulheres são prisioneiras virtuais do lar - elas nem mesmo jantam com seus maridos. Embora muitos desses personagens acreditem que é imoral para uma mulher andar livremente em público, o romance aponta que tais crenças não são, de fato, consistentes com o Islã. Em um ponto, um estudioso islâmico recita um verso do Alcorão: O céu está sob os pés de uma mãe. Ele explica: Quando aceitamos que o céu está sob os pés de uma mulher, respeitamos mais as mulheres em todos os lugares. É assim que nos dizem para tratar as mulheres no Alcorão. Infelizmente, essa não é a realidade da vida desses personagens.

O casamento de Isra e Adam está arranjado e, em questão de semanas, ela é transportada de sua casa tranquila para o deserto da cidade de Nova York. Seus sonhos de amor e liberdade são destruídos quando ela é mostrada ao espaço que ela e Adam irão compartilhar: um quarto no porão dos sogros. A profecia de sua mãe se desdobra quando Isra imagina uma vida inteira de servidão doméstica se estendendo diante dela.

O romance muda entre as perspectivas da personagem, incluindo a de sua sogra autoritária, Fareeda. A mulher mais velha deixa claro que o dever mais essencial de Isra é produzir bebês - especificamente bebês do sexo masculino. Quando Isra dá à luz uma filha, ela fica chocada com a decepção do marido e da sogra. O fracasso de Isra em produzir um herdeiro masculino se torna uma crise contínua que suga a alegria de suas vidas. Fareeda e seu filho consideram as responsabilidades das meninas, drenos de recursos familiares limitados e fontes de preocupação, não de orgulho.

Alguns dos momentos mais emocionantes do livro acontecem quando Isra olha para suas filhas e percebe com horror que elas estão destinadas a viver os mesmos padrões de servidão e confinamento que ela. Além dos livros que sua cunhada contrabandeia para casa, Isra tem pouca esperança. Seus dias são passados ​​sob o controle da sogra, cozinhando e limpando para Adam, um homem que parece desinteressado na melhor das hipóteses e totalmente perigoso na pior.

Um dos desafios que Rum enfrenta é falar abertamente sobre o tratamento brutal dispensado a essas mulheres. A certa altura, Isra diz: Se uma mulher chamasse a polícia toda vez que seu marido batesse nela, todos os nossos homens estariam na prisão. Rum estava ela mesma em um casamento arranjado, e essa experiência pessoal impregna sua voz narrativa com autoridade e autenticidade. Ainda assim, uma preocupação potencial dos autores árabes que escrevem para um público americano é como retratar o patriarcado árabe dentro de um ambiente ocidental de estereótipos islamofóbicos e anti-árabes. O livro nos conta que esses homens estão quebrados - pela ocupação, pelas privações, pela intolerância - mas o que os leitores veem, na maioria das vezes, é a agressão às mulheres.

lojas de varejo contratando perto de mim

O ambiente político está fora do âmbito das preocupações artísticas? Os autores devem criar sem restrições ou pressões sociais, especialmente alguém escrevendo de uma perspectiva tão vulnerável. Mas do ponto de vista artístico, enquanto as personagens femininas de Rum têm complexidade e dimensão, seus personagens masculinos tendem a levar suas vidas fora do palco, enterrados no trabalho, e sua humanidade parece mais evasiva.

O livro também aborda o legado de violência transmitido da ocupação israelense dos territórios palestinos - a humilhação de viver com soldados armados e postos de controle, a miséria da vida em um abrigo para refugiados - e seus ecos persistentes na América: Esta é uma jogada corajosa . Suas personagens femininas são duplamente vitimadas, tanto pela ocupação quanto por uma cultura patriarcal. Isra é passiva e fatalista durante grande parte da história. Mas seu sofrimento prepara o terreno para um avanço quando a próxima geração de mulheres começa a falar: com a independência vêm os primeiros raios de esperança.

Como esses raios brilhantes, Rum acrescenta sua nova voz a uma crescente geração de escritoras árabes americanas - Laila Lalami, Naomi Shihab Nye, Randa Jarrar, Mohja Kahf, Jennifer Joukhadar, entre tantos outros - autores que levantam a questão do que isso significa significa ser uma mulher árabe na América agora. A Woman Is No Man complica e aprofunda a história árabe-americana - um conto tão rico e variado quanto a própria América.

Diana Abu-Jaber é o autor de Birds of Paradise and Origin. Seu livro mais recente é o livro de memórias culinárias Life Without a Recipe.

Mulher não é homem

saks off 5º atendimento ao cliente