Um jardim de cozinheiro: livrando-se da teimosa erva daninha Galinsoga

Você quase poderia chamá-lo de canteiro de flores, porque tudo estava em flor. Não que as flores fossem muito para se olhar: as da bolsa do pastor eram pequenos pontos brancos, nos quartos do cordeiro e a sarça prostrada eram pequenas bolas verdes. A galinsoga exibia margaridas do tamanho de joaninhas. Era um jardim punitivo, semeado pela natureza para expor minha negligência. A cama deveria estar vazia e pronta para a semeadura final das saladas de inverno. Em vez disso, era uma colônia de ervas daninhas, determinada a formar sementes e jogá-las em meu solo fértil.

preço atual do selo postal

Normalmente, não dá muito trabalho remover ervas daninhas de um canteiro sem plantações para perturbar. Mas aqui estava um motivo diferente para cautela. As sementes de uma erva daninha tendem a amadurecer sequencialmente, e qualquer pequeno empurrão dessas plantas - especialmente o puxão furioso que eu ansiava por fazer - faria algumas sementes maduras caírem.

Felizmente, alguns ainda eram pequenos e podiam ser puxados com um puxão suave. Mas a galinsoga, com seu poderoso sistema de raízes, estava consolidada. Também havia se tornado a pior erva daninha de nosso jardim.

Galinsoga é uma planta de origem sul-americana que surgiu na nossa vizinhança há cerca de 10 anos e prontamente se fez sentir em casa. Um de seus nomes comuns é erva-rápida (outro, soldados galantes, parece menos apropriado). Reproduz-se prolificamente por sementes, muitas vezes passando por várias gerações em uma temporada e dominando o território. É preciso removê-lo antes que suas flores apareçam, mas, claro, não o fiz.

Há um provérbio que sempre assombra o jardineiro desatento: a semeadura de um ano resulta em sete anos de remoção de ervas daninhas. Isso ocorre porque o próprio ato de cultivar o solo traz sementes de ervas daninhas dormentes para o primeiro plano. Como regra, as ervas daninhas que foram semeadas persistem por muito tempo no solo, de modo que mesmo se você cultivasse diligentemente o solo por, digamos, seis anos, nunca permitindo que uma planta problemática crescesse e florescesse, você ainda poderia não estar fora de perigo.

Nesse caso, achei que a melhor coisa que eu poderia fazer, porque esse soldado não ia cair sem lutar, era cortá-lo na base com minhas podadoras manuais. Esta é uma boa técnica para usar em plantas anuais que provavelmente não crescerão novamente antes que a geada as derrube. Além disso, como as raízes teriam arrancado muito solo do jardim com elas, eu não estaria apenas sacrificando o solo em si, mas também a matéria orgânica inofensiva nas raízes deixadas para trás, matéria que poderia contribuir para a fertilidade ao se decompor no inverno. Eu também teria cortado os quartos dos cordeiros se eles fossem mais altos.

eli wallach causa de morte

Eu ainda, é claro, enfrento o ressurgimento maciço da planta na próxima primavera. Minhas opções incluem solarizar o canteiro (espalhar plástico transparente na parte mais quente do verão e permitir que novas mudas surjam sob ele, murchem com o calor aprisionado e morram) ou um pousio vazio (permitindo que gerações repetidas surjam e, em seguida, enxágue-as). Mas li recentemente que galinsoga, por acaso, tem vida bastante curta no solo, uma qualidade que beira a bravura. Então, talvez eu apenas prometa fazer melhor no próximo ano. Cultive muito. E aguarde minha hora.

Damrosch é um escritor freelance e autor de The Garden Primer .