Catherine Steadman de ‘Downton Abbey’ escreve outro thriller digno de ser visto nas telas

O terceiro livro de Catherine Steadman, The Disappearing Act, tem um cenário de Hollywood quente - e sórdido. (Ballantine Books; Rachell Smith)

PorCarol Memmott 6 de junho de 2021 às 8h00 EDT PorCarol Memmott 6 de junho de 2021 às 8h00 EDT

Audições, testes de tela, competição acirrada: Catherine Steadman está familiarizada com os desafios do mercado de atuação. Em seu novo livro The Disappearing Act, a atriz de 34 anos mais conhecida por interpretar Mabel Lane Fox, uma das rivais de Lady Mary em Downton Abbey, coloca sua experiência em bom uso. Sua perspectiva como atriz e escritora traz realismo a este romance, enquanto ela mergulha nas águas turvas de Hollywood, onde sabotagem, agressão sexual e traição alimentam a máquina dos sonhos. The Disappearing Act - o terceiro romance de Steadman, após Something in the Water (2018) e Mr. Nobody (2020) - é um thriller psicológico que evoca o lado sórdido do que é preciso para se tornar uma estrela de Hollywood.

os dependentes da faculdade recebem estímulo

No centro de The Disappearing Act está uma impetuosa atriz britânica chamada Mia Eliot, que voa para Los Angeles para audições de alto risco. Ela foi indicada ao BAFTA por seu papel em Eyre, uma série baseada no romance de Charlotte Brontë. Mia espera que a publicidade valha a pena em Hollywood. Mia é de fato a Jane Eyre deste romance, já que ela é forçada a usar todas as suas forças quando é puxada para um mistério tortuoso. Envolve o desaparecimento de Emily Bryant, uma mulher que ela conheceu em um teste. O que aconteceu com Emily e por que seu destino está de alguma forma ligado a Mia são as duas pontas desse conto emocionante. Quando Mia descobre evidências de que Emily pode ter sido estuprada por um executivo do estúdio, a história fica ainda mais sombria.

Mais conhecida por seu papel em ‘Downton Abbey’, Catherine Steadman está causando sucesso como autora

Em qualquer bom romance noir, um local atmosférico é vital, e Steadman evoca ricamente Los Angeles em toda a sua glória monstruosa. Mia, olhando para a cidade de um terraço no topo de uma colina, vê Los Angeles como uma ingênua desbotada com a iluminação certa depois que a luz forte do dia passa, suas rodovias arteriais cinzentas, estacionamentos calvos e prédios baixos bronzeados tudo sumiu de vista, deixando para trás apenas o brilho cativante nos olhos de Hollywood.

Pairando sobre esta cidade disfarçada está o icônico letreiro de Hollywood, e Steadman dá ao marco uma sensação de mau presságio - descrevendo-o como as maiores lápides do mundo projetando-se para o céu noturno. É sobre e perto dessas nove letras brancas escritas com 12 metros de altura que algumas das melhores cenas do romance acontecem. Steadman investiga a história provocativa do letreiro, contando a história sensacionalista de uma jovem que pulou dele depois de perder um papel importante para outra, na época, atriz desconhecida chamada Katharine Hepburn.

Os 5 melhores novos thrillers e mistérios para ler em junho

Ler The Disappearing Act é muito parecido com assistir a um filme de suspense, e suas sensibilidades intencionais, prontas para a câmera, podem torná-lo um filme melhor do que um livro. Ele compartilha essa qualidade com Something in the Water, que foi adquirida pela produtora de Reese Witherspoon . O talento de Steadman para contar histórias facilmente adaptáveis ​​para a tela também lhe rendeu um novo trabalho no ano passado: ela está escrevendo o tratamento da série para The Ex-Wife de Jess Ryder, outro thriller psicológico voltado para a mulher.

o que está levando impostos por tanto tempo

O Disappearing Act tem algumas pequenas falhas que não se alinham com a atitude de Mia sobre o que Jane Eyre faria. Mia é feroz como Jane, mas também é incrivelmente tola e ingênua. Ela corre para encontrar um estranho no meio da noite, propositalmente bate o carro quando precisa de um álibi, permanece em um apartamento que foi invadido várias vezes e se coloca em perigo enquanto procura por uma mulher que ela conhecia apenas por um poucos minutos. De alguma forma, as voltas e reviravoltas do romance tornam algumas dessas cenas irrealistas perdoáveis.

Ainda assim, o talento de Steadman para contar histórias torna este romance uma fuga bem-vinda. Ele emprega um enredo como aquele em O talentoso Sr. Ripley que não revelarei, e cenas estelares ambientadas em grandes altitudes trazem à mente o uso de alturas em vertigem e norte a noroeste por Alfred Hitchcock.

Carol Memmott é um escritor em Austin.

O ATO DESAPARECIDO

Por Catherine Steadman