Book World: 'Only Time Will Tell' de Jeffrey Archer, um começo maçante para uma série

8 de setembro de 2011

Só o tempo dirá é o volume de abertura em uma nova série do autor de best-sellers Jeffrey Archer. Ele cobre a vida e a época de Harry Clifton, um garoto inglês que primeiro aparece como um zigoto e depois segue para coisas (um pouco) mais interessantes. Ler este livro é como assistir TV quando você perde o controle remoto. Você continua assistindo, mas não sabe por quê.

A vida de Harry pode ou não ter começado quando sua mãe teve um lapso de julgamento durante um passeio de trabalho para Weston-super-Mare. Ela se casa com Arthur Clifton logo em seguida, espera pelo melhor, e Harry aparece oito meses depois. Em seguida, retomamos a vida de Harry desde os 6 anos de idade, quando ele escapa da miséria da classe trabalhadora de sua vida familiar obtendo uma bolsa de estudos para um internato.

A primeira metade do livro é basicamente Tom Brown’s Schooldays, conforme escrito por Ernest Hemingway em um dia ruim. Pegue todos os clichês que você já leu sobre os colégios internos ingleses - roupas velhas, sacrifício da família para comprar boné e blazer obrigatório, monitores sádicos, esnobismo social, zombaria cruel, melhores amigos adquiridos em um instante, escorregando e fustigando, resultados de exames terrivelmente importantes, crime mesquinho atribuído a Nosso Herói, nobreza de caráter que leva à beira do desastre, conselho sábio de um velho estranho - e aqui está, traduzido em uma série de sentenças declarativas despojadas de nuance e dimensionalidade. A prosa é mais escorregadia do que meleca: clara, suave, deslizando de página em página, e o diálogo brando não oferece linhas espirituosas para quebrar o zumbido hipnótico. (Estou bem, senhor. Gostaria de saber se o senhor poderia me aconselhar sobre um assunto particular. Vá embora, meu velho.)

problemas atrasando pagamento desemprego nc

Existem segredos sobre a ascendência de Harry, mas Harry Clifton, infelizmente, é muito menos carismático do que Harry Potter e tem amigos chatos. Seu dom é para cantar, não para magia, e isso desaparece quando sua voz falha. O mistério da morte de Arthur Clifton, tal como é, é gradualmente revelado por estágios previsíveis ao longo da primeira metade do livro, que é um pouco menos descritivo do que um guia Audubon para árvores.

O ritmo e o interesse aumentam quando Harry sai da escola, mas esse não é o tipo de ficção histórica que envolve os leitores e lhes dá a sensação de estar lá. Em vez disso, obtemos breves explosões de dados sobre roupas, filmes, carros e refeições, entre os quais um enredo bem construído é representado por bonecos (chamá-los de papelão seria dar-lhes uma dimensão a mais).

Archer raramente se preocupa em nos dizer como qualquer um dos personagens principais se parece, além de uma vaga alusão ocasional à mãe de Harry como elegante. Seu amigo estudioso tem - é claro - óculos que escorregam constantemente pelo nariz. Disseram-nos que Harry é um menino inteligente e curioso, mas nunca o vimos realmente fazer ou dizer algo inteligente.

Para dar crédito a Archer, ele entende a cultura de classe e as atitudes da Grã-Bretanha entre as guerras. A mãe de Harry luta para encontrar um emprego, torna-se garçonete de casa de chá, finalmente compra uma loja de chá (que prontamente arde) e então recorre à prostituição para manter seu filho na escola.

A única coisa que motiva essa história é o enredo. Archer sabe distribuir minúsculas migalhas de suspense até a última página, que termina com - devo admitir - um suspense realmente excelente, destinado a persuadir o leitor a comprar o Volume 2 das Crônicas de Clifton.

Gabaldon é o autor de Outlander e outros romances históricos. Seu próximo livro, The Scottish Prisoner, será lançado em 29 de novembro.

SÓ O TEMPO IRÁ DIZER

o resumo da canção de Aquiles

Por Jeffrey Archer

St. Martin's.
386 pp. $ 27,99

Somos participantes do Programa de Associados da Amazon Services LLC, um programa de publicidade de afiliados desenvolvido para fornecer um meio de ganharmos taxas vinculando à Amazon.com e sites afiliados.